Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que a cada hora, 97 celulares foram roubados ou furtados no país em 2021. Isso corresponde a um total diário de 2.321 aparelhos levados das vítimas.
Os números assustam e mobilizam órgãos e institutos a desenvolver ferramentas que facilitem a localização dos celulares. É o caso do sistema ‘Celular Seguro’ lançado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) criado com o intuito de inibir os crimes de roubo e furto de aparelhos na capital e no interior.
O delegado Bruno Hitotuzi, chefe do Departamento de Tecnologia da SSP, relata que a medida também visa combater a comercialização dos mesmos, oriundos dos delitos.
Atualmente, 70% dos roubos envolvem a subtração de celulares. Por este motivo, a importância do sistema em catalogar os aparelhos para que a polícia consiga restituí-los aos verdadeiros donos.
Para realizar o cadastro no sistema, o interessado precisa entrar no site da SSP/AM (www.ssp.am.gov.br) e buscar a área “Celular Seguro”. Após isso, é preciso entrar no link e preencher o formulário disponível.
Rádio Rio Mar
Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM