Abraciclo prevê queda de 15,9% na produção de bicicletas para este ano

A expectativa é que o polo industrial produza até dezembro, cerca de 630 mil bicicletas, quase 16% a menos que a produção de 2021, segundo o vice-presidente do seguimento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, a perda do poder de compra do consumidor está entre os principais motivos dessa retração.

“A Abraciclo revisou para baixo, pela segunda vez no ano, a sua estimativa de produção de bicicletas. A nova perspectiva é fechar 2022 com 630 mil unidades fabricadas, o que representa uma retração de 15,9% na comparação com as 749.320 bicicletas que saíram das linhas de montagem no ano passado.” “O setor está sendo fortemente impactado pela atual conjuntura econômica que reduziu o poder de compra do brasileiro. A procura pelos modelos de entrada registrou forte queda. Muitas pessoas postergaram ou simplesmente desistiram de adquirir uma bicicleta de entrada.”

Abraciclo prevê queda de 15,9% na produção de bicicletas para este ano

Pedro Gomes é diretor geral em uma empresa do ramo de bicicletas de Manaus, ele diz que o faturamento deve ser afetado, e a expectativa é uma redução nas vendas de até 40%.

Esse cenário também reflete na empregabilidade, na empresa que Pedro é diretor, precisou demitir este ano cerca de 70 funcionários, postos de trabalho que só devem ser recuperados, se houver uma melhora na economia, e a perspectiva para os próximos meses ainda incerta, isso por causa da instabilidade do período eleitoral. De acordo com o vice-presidente da Abraciclo, o setor segue otimista.

 

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar