O Amazonas deve registrar cresciemento de 2,7% no Produto Interno Bruto – PIB, ao final de 2022. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas – Sefaz, que prevê um desempenho superior ao esperado para toda a região norte, que é de 1,7%.
Segundo a Sefaz, o índice representa um aumento ainda em relação à média nacional. No Amazonas, os setores de serviços e indústria devem impulsionar o PIB, com estimativa de crescimento de 4,3% para o setor de serviços e de 0,5% na indústria.
O secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, destaca as medidas adotadas pelo governo do Amazonas que, na visão dele, foram determinantes para o registro de índices positivos.
O Produto Interno Bruto – PIB é a soma de todas as riquezas produzidas em uma localidade. No Amazonas, a retomada da indústria pós período pandêmico, a abertura de microempresas e a redução do desemprego foram fatores que contribuíram para o crescimento da economia. O gestor destaca que essas atividades estimularam o consumo, outra área importante.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar