O Governo do Amazonas anunciou medidas emergenciais para socorrer as populações das comunidades e municípios afetados pelo desabamento de duas pontes na BR – 319. O pronunciamento foi feito pelo governador do Amazonas e secretários de estado, na manhã do sábado 15/10, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, localizando na zona centro-sul de Manaus.
Entre as medidas anunciadas estão: a suspensão temporária do pagamento de parcelas de empréstimos feitos por pequenos produtores junto a Afeam, disponibilização de novas linhas de crédito para produtores rurais afetados e ações de assistência social.
O governador Wilson Lima garantiu apoio aos pequenos produtores, caso não haja trafegabilidade na BR-319 nos próximos dias.
Foi criando um comitê de gerenciamento de crise da BR-319. O gabinete provisório conta com a participação de secretarias de estado, órgãos federais e da administração municipal das cidades afetadas.
Dentre as políticas adotadas estão: a remoção de pacientes internados em unidades de saúde localizadas na região afetada, o gerenciamento das escolas públicas atingidas e o transporte da população, conforme relata o presidente do comitê, general Carlos Alberto Mansur.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar