De janeiro a setembro de 2022, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb regristrou um aumento de 310% no registro de obras irregulares em Manaus. Entre as principais ocorrências está a ocupação indevida de calçadas.
Em 2022, o Implurb registrou 267 ocorrências de infrações cometidas nas obras em andamento, um aumento expressivo comparado ao mesmo período de 2021, quando notificou 65 obras. Em relação à construções interditadas, o aumento foi de 238%, sendo 36 notificações em 2021 e 122 em 2022.
O vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade, destaca que órgão vem intensificando as fiscalizações para coibir a prática de construções irregulares.
A ocupação irregular de áreas públicas se tornou uma cultura prejudicial na cidade de Manaus. É possível observar o avanço de construções particulares sobre calçadas e até pequenos empreendimentos levantados sobre vias públicas.
O arquiteto destaca um projeto de ordenamento dos espaços públicos que será desenvolvido pela Prefeitura de Manaus.
Em caso de denúncias sobre obras irregulares, o cidadão pode entrar em contato pelo Disque Ordem por meio do número 161 ou pelo e-mail: diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar