A capital amazonense sedia pela primeira vez o Campeonato Internacional de Xadrez. O torneio recebe jogadores de oito países e de mais 15 estados brasileiros. As competições que começaram no último final de semana, vão até o dia 16 de outubro em um hotel localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
No final de semana, as competições se concentraram na categoria infantil até 18 anos. Nessa segunda-feira 10/10, iniciaram as disputas internacionais com a participação de competidores da Argentina, Paraguai, Cuba, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru e Porto Rico. São oito jogadores internacionais, além dos 108 representantes brasileiros e amazonenses nas disputas.
O vice-presidente da Federação Amazonense de Xadrez, Paulo Lima, fala da importância de Manaus receber um evento desse porte.
O campeonato busca estimular a prática esportiva, principalmente entre crianças e jovens, com o objetivo de aumentar o número de adeptos na capital e no interior do Amazonas.
Paulo destaca que o encontro de diferentes nacionalidades representa uma grande oportunidade do Estado mostrar seu potencial no esporte e lançar nomes locais para grandes competições.
Durante a disputa, serão distribuídos R$ 26 mil em prêmios, além de troféus e medalhas. O torneio também vai disponibilizar 25 vagas na final do Campeonato Brasileiro 2022.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar