A previsão inicial era que o serviço 5G fosse disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho. O anúncio referente ao inicio dos serviços em Belém Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco foi feito nesta semana, pelo Gasp – grupo criado pela Agência Nacional de Telecomunicações – para acompanhar a ativação do sistema no país. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta.
De acordo com o conselheiro Moisés Moreira, as operadoras tem até 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a região Norte.
A ativação do sinal 5G acontece em cinco capitais do Norte, incluindo Manaus, nesta quinta-feira,06. Essas frequências foram leiloadas em novembro de 2021. Com a resolução, a partir de hoje, todas as capitais brasileiras passam a contar com antenas da internet de quinta geração, beneficiando cerca de 50 milhões de usuários, o que representa 24% da população.
Quanto a nova etapa prevista no edital, que é de levar a 5G para as cidades com mais de 500 mil habitantes, o desafio é o de avançar na limpeza do espectro utilizado, que são as antenas parabólicas. A previsão é que essa nova etapa comece a ser implantada em janeiro de 2023.
Rádio Rio Mar
Foto: Marcello Casal Jr.