Manaus teve o registro de 3900 casos de sífilis no período de janeiro a agosto de 2022

Manaus teve o registro de 3,9 mil casos de sífilis no período de janeiro a agosto de 2022. Desse total, 2.711 novos casos são entre homens e mulheres não gestantes; 1.189 em gestantes; e 199 novos casos de sífilis congênita (transmitida da mãe para o feto). Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, monitorado pela Semsa – Secretaria Municipal de Saúde.

Para reverter este quadro, uma série de atividades será realizada durante os próximos dias com a promoção do ‘Outubro Verde’, movimento dedicado à prevenção à sífilis e à sífilis congênita. Como explica a enfermeira Ylara Costa, da área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Sífilis e Transmissão Vertical da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Semsa.

Nesta quarta-feira, 5, no Distrito de Saúde Rural, a Unidade de Saúde da Família Rural São Pedro; localizada no KM 35 da estrada AM-010;  vai receber as ações. No dia 11 de outubro será a vez das Disas Sul e Leste, dia 20 no Disa Oeste e 27 Disa Norte.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, causada pela bactéria treponema pallidum, que tem cura, e se manifesta em três estágios, com sinais e sintomas bem específicos.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Semsa