Wilson Lima (União do Brasil) e Eduardo Braga (MDB) vão disputar o segundo turno para o governo do Amazonas. Com 98,27% das urnas apuradas, o candidato do União Brasil teve 42,58% dos votos, enquanto o candidato do MDB conseguiu, 20,77%.
O atual governador do Amazonas que busca a reeleição, Wilson Lima, fez uma coletiva de imprensa logo após ser confirmado para o 2º turno. Ele agradeceu aos eleitores e reforçou que deve priorizar a transparência, caso seja eleito novamente.
Segundo colocado nas urnas, Eduardo Braga acompanhou a apuração em sua casa e depois seguiu para o comitê de campanha do partido MDB, localizado no Aleixo. Tendo pouco menos da metade dos votos de Wilson Lima, Braga destacou as propostas e falou sobre a expectativa do segundo turno.
- Eleições 2022: TRE/AM, órgãos de segurança e fiscalização realizam balanço do pleito
- Com horário unificado, a votação no Amazonas iniciou mais cedo e encerrou às 16h
O terceiro colocado, candidato Amazonino Mendes, acompanhou a apuração dos votos em sua casa, no Tarumã e não foi ao comitê do partido. Antes das oito da noite, quando Eduardo Braga ultrapassou os números de Amazonino, a equipe que estava no comitê dos Cidadania, deixou o local. O segundo turno para presidente e governadores ocorre no dia 30 de Outubro.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar