O chamado “voo da madrugada” deixou ruas de Manaus sujas com santinhos, no início da manhã deste domingo, 02. O popular “derramamento de santinhos” é considerado crime de “boca de urna”, propaganda irregular. As vias públicas onde há locais de votação são alvos da ação. É o caso da rua Cinco de Setembro, no bairro São Raimundo, onde fica localizada a Escola Estadual São Luiz Gonzaga.
A psicóloga, Juliana Bandeira da Silva, relata que a ação agride o meio ambiente e causa riscos a população. “No caminho até a escola onde voto as ruas estavam cheias de santinhos, quase não consegui andar, simplesmente a gente escorrega. Tomara que na próxima eleição isso não se repita.”, relatou.
A “chuva de santinhos” tem impactos sociais e políticos, capaz de influenciar os eleitores no dia das Eleições, contribuindo para criar ou modificar o seu convencimento para votar no ‘número’ que tem à vista.
O Ministério Público Eleitoral orientou os promotores a realizar diligências nesta madrugada para coibir este tipo de crime. No caso da identificação de casos dessa natureza o recomendado foi fotografar a prática para que os candidatos beneficiados sejam identificados. A partir daí, deve ser instaurado uma notícia de fato ou um procedimento preparatório eleitoral, com informações do relatório de fiscalização. Os documentos devem ser remetidos à Procuradoria Regional Eleitoral de forma rápida, para apuração. Uma vez que o prazo para apresentação de representações eleitorais por propaganda irregular ao Tribunal Regional Eleitoral encerra 48 horas após o dia da votação.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Hiolanda Mendes e Macildo Ribeiro