A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) receberá, neste domingo (02), dia das Eleições Gerais no Brasil, denúncias referentes ao pleito. O recebimento de denúncias acontecerá durante o plantão, das 07h às 16h, período do pleito.
Entre as irregularidades estão: a prática de boca de urna (propaganda nas proximidades de seções eleitorais), tumulto e aglomerações que prejudiquem o exercício do voto, transporte indevido de eleitores e compra de votos.
Para o andamento da denúncia, as demandas recebidas pela Ouvidoria serão encaminhadas para o Promotor Eleitoral da Zona Eleitoral ou para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.647.748 de amazonenses estão aptos para participar do pleito em 7.938 seções do Estado nos 1.518 locais de votação.
Canais de denúncias do Ministério Público
A ouvidoria do Ministério Público recebera as denuncias pelos seguintes canais:
A) Presencialmente, comparecendo a uma das 2 (duas) unidades da Ouvidoria-Geral: localizada na Unidade Sede (Av. Cel. Teixeira, 7995, Nova Esperança – Manaus/AM) e Unidade Aleixo (Av. André Araújo, 23, Aleixo – Manaus/AM);
B) Por formulário eletrônico, pelo link: http://denuncia.mpam.mp.br;
C) Por telefone, através do Disque-Denúncia 0800 092 0500;
D) Por WhatsApp, no telefone (92) 3655-0745.
E) Pelo e-mail: atendimento.ouvidoria@mpam.mp.br