Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto apontam que o Amazonas registrou de janeiro a agosto de 2022 foram registrados 2.246 casos de acidentes com animais peçonhentos. Na lista, lideram os casos envolvendo serpentes com 1.473 ocorrências, seguido do registro de 376 casos envolvendo escorpião e aranha com 201 casos.
O gerente de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Deugles Cardoso, relata que as medidas preventivas são essenciais para evitar acidentes por animais.
Apesar dos números expressivos, houve uma decréscimo no número de acidentes. Isso porque em 2021 foram 2.431 casos nos oito primeiros meses do ano. Tal cenário reflete em uma redução de 7,6%. Este dado positivo é reflexo do período da vazantes dos rios no Amazonas.
Em casos de acidentes com animais peçonhentos, o recomendado é procurar o mais rápido possível a emergência do hospital mais próximo para o atendimento e, se necessário, receber o soro compatível. Na capital, Manaus, o atendimento especializado é feito pela Fundação de Medicina Tropical.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Girlene Medeiros / FVS-RCP