Adesivos de campanha eleitoral colados sem autorização podem render multa aponta especialista

No período eleitoral eles estão por todos os lados, os santinhos e adesivos, também são chamados de ‘’praguinhas’’, eles incomodam muita gente, principalmente quando são colocados em bens particulares, sem a autorização do proprietário.

Adesivos de Campanha Eleitoral colados em bens particulares sem autorização do proprietário pode render multa explica especialista

Adesivos de Campanha Eleitoral colados em bens particulares sem autorização do proprietário pode render multa explica especialista

Dário Santos é morador do bairro alvorada 1 na zona centro-oeste de Manaus, ele é um dos eleitores que está cansado de ver esse tipo de propaganda adesivadas na frente da casa dele.

Para o empresário, quem distribui deve ser instruído sobre o que pode ou não ser feito, de acordo com a lei.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral – TRE, não é permitido fazer propaganda em muros, cercas, tapumes e divisórias de propriedades particulares, a propaganda eleitoral em bens particulares deve ser feita de forma espontânea, gratuita e ainda é aconselhável uma declaração de autorização do proprietário, como explica o coordenador de propaganda eleitoral, Ruy Melo.

 As pessoas podem usar adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais desde que não exceda a meio metro quadrado. O que não for com autorização do proprietário, deve ser denunciado por meio do aplicativo Pardal.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar