Festa do Cupuaçu e Feira da Agroindústria devem injetar R$ 20 mi na economia do município

A terra das cachoeiras está em contagem regressiva para a 30ª Festa do Cupuaçu e a XXIV Feira da Agroindústria, Negócios e Artesanato. Os eventos acontecem nos dias 23, 24 e 25 de setembro. A expectativa é de que 500 mil de pessoas visitem a cidade de Presidente Figueiredo. Na economia estima-se uma injeção de R$ 20 milhões na economia municipal.

Ao longo dos últimos 12 meses, a Semtec – Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio –  em parceria com o Sebrae Amazonas promoveu cursos de capacitação e qualificação profissional nas áreas de beleza, gastronomia, manipulação de alimentos e hotelaria.

De acordo com titular da Semtec, Edvan Carias, a expectativa é de que sejam gerados mais de 2 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, durante os três dias de eventos. Barraqueiros e ambulantes vão se juntar aos estabelecimentos formais para ampliar a oferta de alimentos aos visitantes.

Trabalhadores da rede hoteleira, de restaurante, barraqueiros e ambulantes receberam capacitação da Vigilância Sanitária. Como explica a Nazaré Rodrigues, coordenadora do órgão.

A Festa do Cupuaçu e Feira da Agroindústria contam com três atrações nacionais, além de artistas regionais. Há, ainda, o concurso “Rainha do Cupuaçu”. Devido a pandemia, ambos retornam após dois anos.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/ Secom