Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. A cada 12 minutos uma pessoa morre e a cada um minuto pelo menos uma pessoas fica inválida. Para reverter este quadro a conscientização é um dos passos importantes. A partir desta segunda-feira tem início a semana nacional voltada ao tema. Manaus vai investir em ações educativas.
Atividade que teve início neste domingo, 18, com a realização de um passeio motociclístico pela paz no trânsito, percorrendo as principais avenidas da capital. O evento foi realizado pelo IMMU – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus. A chefe da Divisão de Educação no Trânsito do IMMU, Hanara Carvalho, explica sobre as demais ações ao longo da semana.
De acordo com o IMMU, de janeiro a setembro de 2022, condutor sem cinto de segurança lidera o rainking de infrações em Manaus, são 53.680. Em seguida tem a ausência do uso de capacete por parte do condutor de motocicleta com 18.960 infrações, e depois condutor de motocicleta transportando passageiro sem capacete, somando um total de 13.719.
Para mudar esse cenário a educação é o caminho. Na capital amazonense, escolas e instituições recebem atividades educacionais do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. Como destaca o educador de trânsito do órgão, Wenrison Freitas.
A Semana Nacional de Trânsito acontece do dia 19 a 23 de setembro.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Foto: João Viana / Semcom