O número de casos da varíola dos macacos aumenta pelo mundo. No Brasil, a situação se repete. De acordo com o Ministério da Saúde já mais de 6.440 casos confirmados no país. O sudeste possui o maior quantitativo de registros. Dentre os estados do Norte, o Amazonas é o primeiro em número de registros confirmados da doença. Nesta semana, subiu para 55 casos diagnosticados, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado.26 pessoas ainda aguardam o resultado de exame, são considerados suspeitos.
Os números geram preocupação e além dos cuidados, a vacina é uma aliada. No Brasil, pesquisadores trabalharão no desenvolvimento de um imunizante que se adapte à realidade do país. A informação foi divulgada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.
No fim de agosto de 2022, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – aprovou por unanimidade, a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Cofen