O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) está com os dias contados, isso é o que garante o ministro da economia Paulo Guedes. Durante evento realizado em São Paulo, voltado a empresários, relatou o plano de um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) que pretende extinguir o imposto e fazer a Amazônia sobreviver com crédito verde.
A meta, também, é viabilizar a instalação da fábrica de carros elétricos da Tesla e uma unidade da Amazon na região. Tais propostas são visualizadas com preocupação pelo economista Mourão Jr.
Somente em 2022, o Governo Federal publicou três decretos com o intuito de reduzir a alíquota do IPI, mas após ações junto ao Supremo Tribunal Federal os produtos produzidos na região Amazônica foram isentos.
Para o deputado estadual, Serafim Corrêa, o modelo Zona Franca deve ser defendido. E a pretensão do ministro Paulo Guedes de zerar o IPI e a Amazônia depender de crédito verde não tem fundamento.
O ministro Paulo Gudes ainda relatou que entre as medidas econômicas para a Amazônia, o Governo Federal pretende conceder as empresas, como: a Tesla e a Amazon, isenção de imposto de renda por 30 anos.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil