Um Selo de Excelência será implantado nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado. O objetivo do programa é reconhecer o desempenho de profissionais da área de educação e de alunos. A certificação ficará exposta nos painéis de gestão identificando que as instituições são modelos nas praticas educacionais.
Para a obtenção do selo, as escolas precisam realizar projetos pedagógicos ou de gestão inovadores e obter bom rendimento em avaliações como a Prova Brasil. Também devem incentivar a participação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Segundo a secretária pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Hellen Matute, o projeto busca proporcionar a boa qualidade de ensino, difundindo nas comunidades as boas práticas desenvolvidas nas instituições.
O selo possui validade de dois anos, podendo ser renovada desde que o estabelecimento escolar mantenha ativas as iniciativas que garantiram a certificação anterior, ou desenvolva novos projetos educacionais.
A educadora destaca ainda que o programa vai gerar um forte impacto nas comunidades e na vida dos estudantes.
O trâmite para a concessão está sendo definido pela Secretaria de Educação do Estado. O projeto prevê que o selo seja entregue como uma certificação, podendo ser usado na publicidade das instituições que o receberem.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar