O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) alerta que o tempo de espera em fila de banco no estado pode variar de 30 minutos, em dias normais, até 60 minutos, nos dias de pagamento de servidores públicos.
De acordo com o órgão, tempo máximo de espera em uma agência bancária deve ser de 60 minutos, mas isso “é uma exceção à regra”, o diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, explica que, em dias comuns, o atendimento nos bancos deve ser realizado em até 30 minutos.
No fim de semana, dez bancos nos municípios de Manaus e Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foram autuados pelo instituto. As agências foram flagradas descumprindo a Lei Estadual nº 5.867/2022, conhecida como a Lei das Filas.
- Lei das Filas: mais de 40 estabelecimentos são autuados por descumprimento em Manaus
- Procon/AM alerta que itens de uso coletivo não devem estar em lista de material escolar
Até agosto deste ano, quase 340 consumidores já registraram reclamações contra agências e correspondentes bancários. Para formalizar a denúncia no Procon-AM, o diretor-presidente alerta que é preciso guardar os comprovantes de atendimento.
A sede do Procon-AM fica localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também é possível entrar em contato pelos números 0800 092 1512 ou por meio do 3215-4012.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar