Defesa Civil libera atividades na Catedral: evento de acolhida do Cardeal é mantido

O evento de Acolhida do Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner, está mantido para hoje às 17h, na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. A confirmação aconteceu neste sábado, 03, por meio de nota, após inspeção da Defesa Civil, liberando o acesso dos fiéis e dos visitantes, exceto à área em risco. A entrada para o evento e missas acontecerá pelas portas laterais. Como explica o padre Hudson Ribeiro, pároco da Catedral.

A cerimônia será o primeiro evento com as autoridades locais e lideranças da Igreja Católica no dia em que retorna à Manaus, após a solenidade em que recebeu das mãos do Papa Francisco os símbolos cardinalícios, ocorrida no dia 27 de agosto, na Basílica de São Pedro – Vaticano, e dos compromissos do Colégio Cardinalícios, em Roma. Toda a programação poderá ser acompanhada ao vivo pelo facebook da Rádio Rio Mar.

Interdição parcial

A interdição parcial ocorreu por volta das 16h30, desta sexta-feira, 02, quando uma das colunas próximas a entrada principal da Catedral, e que sustenta o mezanino (coro), se movimentou, se soltou inclinou ameaçando desabar.

O IPHAN, SEC (Secretaria de Cultura) e Defesa Civil foram acionados imediatamente. Por volta das 19h desta sexta-feira, 03, uma equipe da Defesa Civil avaliou a situação e resolveu interditar toda a área de entrada da Catedral que sustenta o mezanino (coro) e o imediato escoramento de toda a área que, por hora, apresenta risco de desabamento.

 

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Acervo Catedral