TRE-AM finaliza a manutenção de urnas eletrônicas que devem ser entregues ao interior do estado

Mais das metades das urnas que vão ser enviadas ao interior do Amazonas já estão embaladas, todas passaram por manutenção ao longo do ano, e estão aptas para uso, como explica Hebert Ferreira, chefe da seção de voto informatizado do TRE.

‘’O trabalho de manutenção que a gente chama de sistema de teste exaustivo já foi concluído, atualmente a gente tá trabalhando na revisão das zonas eletrônicas que vão ser enviados ao interior, os polos de preparação estão fazendo troca de bobina, tá fazendo uma última verificação das baterias e no software da urna eletrônica, para ver se tá tudo certinho, tudo de acordo para entregar uma urna apta para receber voto no dia da eleição’’, disse Hebert.

Eleições 2022: Tribunal Regional Eleitoral finaliza a manutenção de urnas eletrônicas que devem ser entregues ao interior do estado

Eleições 2022: Tribunal Regional Eleitoral finaliza a manutenção de urnas eletrônicas que devem ser entregues ao interior do estado

O primeiro embarque será no dia 2 de setembro, para municípios com polo do TRE: São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, e a expectativa é que as urnas sejam desembarcadas nessas cidades no dia 11 de setembro.

O gestor explica que no momento em que elas chegam nos polos, é realizado o preparo, momento em que começa a instalação do sistema, que será usado nas eleições deste ano, feita por uma equipe especializada.

‘’Com a urna a gente tem a certeza de que apenas o software da Justiça Eleitoral funciona com ela, a gente pode inclusive deixar ela sozinha que nada vai acontecer, então com essa certeza que a gente tem, ainda assim a gente dá um reforço na segurança nesse transporte,’’

Para comunidades indígenas de difícil acesso, o TRE vai solicitar o envio por helicóptero até o prazo estipulado. As eleições serão realizadas no dia 2 de outubro. Já o segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal.

 

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar