O Grito dos Excluídos é uma atividade promovida pela Igreja Católica em parceria com as Pastorais Sociais e Organismos Civis. Acontece anualmente no mês de setembro e traz como tema central: Vida em Primeiro lugar e o lema sempre dialoga com a Campanha da Fraternidade – CF, a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais. O lema escolhido é: Brasil, 200 anos de (IN) Dependência do Brasil, pra quem?
Em sua 28° edição, o evento retoma discussões e reflexões sobre os desafios sociais enfrentados no Brasil, abre espaço para participação popular e ousada da sociedade que grita por seus direitos, que busca por uma construção coletiva do País.
Ouça a matéria em áudio:
Segundo o vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Padre Alcimar Araújo, o voto é uma das maneiras mais claras de gritar por seus direitos.
Padre Alcimar afirma que a igreja insiste em realizar o evento, porque os problemas continuam, e calar-se é consentir com o que está acontecendo. Quando o executivo não exerce a sua função o mal se amplia.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar