Cada vez mais os motoristas sentem no bolso o impacto do preço dos combustíveis, uma opção é usar o gás natural veicular, o famoso GNV.
Mas o veículo precisa ser adaptado, Davi Costa tem uma oficina na zona norte de Manaus, ele explica que são em média de 8 carros por dia que instalam o kit gás, e os consumidores têm a mesma intenção, economizar.
- Posto de Combustível de GNV é autuado durante fiscalização em Manaus
- Valor da gasolina dispara e a procura por GNV aumenta no Amazonas
Mas na hora de realizar essa troca, é preciso ter muito cuidado, alguns casos recentes mostram acidentes fatais pela falta de manutenção. No Rio de Janeiro, um veículo explodiu e o motorista veio a óbito, na capital amazonense um carro a gás pegou fogo na entrada de um viaduto na zona sul da cidade.
De acordo com a Associação Brasileira das empresas distribuidoras de gás canalizado, a principal vantagem é rodar 57% a mais do que os veículos que são abastecidos com combustíveis convencionais.
O processo de instalação dura em média três horas, e a manutenção deve ser feita a cada 6 meses para garantir a segurança. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, em 2022 o número de adeptos ao GNV cresceu 74%.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar