Pelo menos 56% dos vereadores da capital do Amazonas querem deixar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) a partir das eleições de outubro deste ano. Conforme o sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do encerramento do prazo para envio de pedidos de inscrição, 23 dos 41 vereadores da cidade solicitaram registro.
Mais da metade dos 23 quer saltar da CMM para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam): 14. Outros oito querem sair de Manaus e ocupar um lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Um outro vereador também quer uma vaga no Congresso, mas no Senado.
A princípio, a tentativa de alcançar outros cargos é confortável para os vereadores. Isso porque eles estão no meio do mandato e, caso não consigam se eleger, não perdem o ‘emprego’ e seguem normalmente como vereadores. Caso consigam deixar a CMM, as vagas em aberto serão ocupadas pelos suplentes, eleitos nas Eleições municipais de 2020.
Na Aleam
Na Aleam, por outro lado, são poucos os deputados estaduais que arriscarão tentar outros cargos. Em resumo, a maioria tentará a reeleição. Diferente dos vereadores, que estão em meio de mandato, os parlamentares da Aleam perdem ‘o emprego’ se não forem reeleitos. Dos 24 deputados estaduais, 21 devem tentar se reeleger.
Apenas três parlamentares com mandato na Aleam se inscreveram para outros cargos, até a véspera do encerramento do prazo. São dois para deputado federal (Saullo Vianna e Fausto Júnior/União Brasil). E um para governo do Amazonas (Ricardo Nicolau/Solidariedade). Outros 19 já registraram pedido para disputar a reeleição.
Em Brasília
No Congresso Nacional, apenas um representante do Amazonas não tentará a reeleição: Bosco Saraiva (Solidariedade). Ele deixará a Câmara dos Deputados, pois se candidatou ao cargo de deputado estadual. E, como está em fim de mandato, caso não se eleja para o parlamento estadual, ficará ‘sem emprego’.
Além dessa exceção, todos os outros sete deputados federais já se inscreveram para tentar a reeleição.
Por fim, no Senado, Omar Aziz (PSD), em fim de mandato, busca a reeleição. Já Eduardo Braga (MDB), em meio de mandato, se candidatou ao cargo de Governador do Amazonas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM