A partir do próximo dia 15 de dezembro, a Azul linhas aéreas irá operar voos diretos entre Manaus e Flórida, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas após reunião com representantes da empresa. Durante o evento, foi sancionada a lei que reduz o imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, do querosene e gasolina para aeronaves.
A nova regra faz parte das estratégias adotadas pelo programa Aero+ Amazonas que tem o objetivo de incentivar a ampliação de voos regionais no estado, criando conexões diretas entre a capital e os municípios amazonenses.
Segundo o governador do Estado, Wilson Lima, a conexão internacional entre o Amazonas e o país Norte Americano vai impulsionar o turismo e as atividades econômicas, principalmente as relacionadas ao Polo Industrial de Manaus, levando em conta os fortes laços comerciais que unem as duas nações.
O lançamento desse novo trecho representa um pontapé inicial para a expansão de novas rotas regionais e internacionais no Estado. A companhia passará a operar voos semanais para mais de seis cidades do Amazonas.
A expectativa é que a redução do ICMS seja repassada diretamente ao consumidor, com a redução no preço das passagens, além de atrair novas empresas para o Estado.
A diminuição no imposto será feita em duas modalidades: – 3% de ICMS nas operações que atendam, no mínimo, 11 municípios do interior e – 7% para voos regulares, para quatro cidades.
Ouça matéria completa em áudio:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar
Foto: EBC