A igreja de São Sebastião, que tem mais de 130 anos de construção, está passando por reformas desde agosto do ano passado. Para ajudar nos custos da restauração e dar continuidade às obras sociais, a paróquia está realizando a Campanha Solidária Santa Ajuda. A iniciativa tem como objetivo a venda de rifas, que têm como prêmio um automóvel (modelo fusca – ano 1973), doado pela família do saudoso Armando Dias Soares, ex-proprietário do Bar do Armando. Frei Paulo, que deu início à campanha solidária no ano passado, explica como a Santa Ajuda auxilia nas diferentes fases de restauração da igreja.
Frei Paulo explica sobre a proposta de utilizar emendas impositivas, ou seja, orçamento público, para o restauro da Igreja.
A igreja de São Sebastião tem sua origem modesta, era uma pequena capela construída de madeira pelo grupo de fiéis “Irmandade de São Sebastião” (1859), que já devotavam grande veneração pelo Mártir de Cristo. Foi inaugurada no ano de 1888 como capela e, em 1912, como paróquia pertencente à Arquidiocese de Manaus. É um dos templos religiosos mais antigos da cidade de Manaus-AM. A Igreja do centro histórico está localizada no Largo São Sebastião, e faz parte do conjunto de complexos arquitetônicos da capital amazonense, tendo o Teatro Amazonas e o Palácio da Justiça nas adjacências.
Em 1988, a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (CEDPHA). Hoje possui 133 anos e destaca-se pela devoção dos fiéis e frequentadores com o turismo religioso. Assim como o Teatro Amazonas, representa o período áureo da Borracha no Amazonas, a Igreja possui suas peculiaridades na arquitetura europeia de estilo eclético na parte externa e interna.
As rifas podem ser adquiridas na secretaria paroquial no valor de R$ 25,00. O sorteio acontece no dia 26 de outubro, às 20h, no Tacacá da Bossa, localizado no Largo São Sebastião, Centro de Manaus-AM.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar