De acordo com dados de uma instituição privada de pesquisas, uma notícia falsa tem 70% mais chances de ser compartilhada do que uma verdadeira, muitas vezes a história real demora mais para ser compartilhada.
Em ano eleitoral, a quantidade de desinformações ou informações fora do contexto, acabam aumentando, principalmente nas redes sociais. Situação que pode influenciar, nos resultados do pleito, como explica o advogado em direito digital Aldo Evangelista.
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De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros se informam pela internet, 22% por redes sociais e 21% em portais ou sites, e para tentar evitar o compartilhamento de informações falsas, o Tribunal Superior Eleitoral fechou acordo com as principais plataformas da internet, exatamente para combater esse tipo de crime nas redes sociais, durante o período eleitoral de 2022.
Se um candidato tentar se beneficiar compartilhando, ou propagando desinformações, ele poderá ser punido. Segundo o advogado em direito digital, a orientação, é que os eleitores fiquem atentos as informações que chegam por aplicativo de mensagens, ou são postadas em redes sociais.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar