Neste mês de agosto o Papa Francisco recorda em sua intenção de oração os pequenos e médios empreendedores. A Rede Mundial de Oração do Santo Padre publicou o vídeo em que ele fala sobre os desafios socioeconômicos enfrentados após a chegada da Pandemia da Covid 19.
Com a consequência da pandemia e das guerras, o mundo enfrenta uma grande crise socioeconômica. Ainda não nos apercebemos disso. E entre os mais prejudicados estão os pequenos e médios empresários.
Em 2019, o papa convocou uma economia a exemplo de Francisco e Clara. A partir do modo de agir destes santos, a sociedade pode viver a serviço da vida e da esperança, prezando pelo compromisso de novos empreendedores que tenham uma economia justa, sustentável e inclusiva, superando o capitalismo neoliberal e dispondo-se a fraternidade universal.
Segundo o integrante da Equipe de Articulação da Economia de Francisco e Clara em Manaus, Frei Paulo Xavier, no Brasil existe uma articulação com a Família Franciscana, economistas e universitários que assumem o compromisso com a iniciativa.
Ouça a matéria em áudio:
Entre os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara estão: Ecologia Integral, desenvolvimento integral, anticapitalismo e bem viver, bens comuns e papel do Estado, crise ecossocial, periferias como ponto de partida, realmar a economia, Território e práxis, Pacto Educativo Global e movimentos sociais.
A integrante da equipe, Mercy Maria Santos, destaca a importância da participação da sociedade e o Pedido do Papa Francisco, em vista da economia.
Rezemos para que os pequenos e médios empresários duramente atingidos pela crise econômica e social, encontrem os meios necessários para continuar a sua atividade, a serviço das comunidades em que vivem.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar