Movimentações de políticos e partidos em torno de nomes para disputar o Governo do Amazonas têm marcado o período pré-eleitoral no estado. Nessa quinta-feira (04), o candidato ao governo do Amazonas, Ricardo Nicolau do Solidariedade, realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer o motivo do rompimento do partido, que estava coligado com PMN – Partido da Mobilização Nacional.
Há mais de 20 anos ocupando cargos no poder legislativo, Nicolau criticou a velha política, a atual gestão do governo do estado, e ressaltou que a mudança é contrária a uma decisão realizada pela presidência do PMN.
O candidato para vice-governador do partido solidariedade deve ser definido nesta sexta-feira (05). Nicolau firmou o compromisso de ser uma voz dissonante em meio aos adversários.
Uma disputa interna no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), acabou mudando os nomes dos candidatos para as eleições deste ano, no Amazonas. No último fim de semana, foram anunciados os nomes do advogado Marcelo Amil e Luiz Marques como candidatos majoritários ao governo, mas o executivo nacional do partido, reconheceu o médico indígena Israel Tuyuka como candidato ao cargo. A executiva nacional do PSOL, informou por meio de nota que considerou uma conferência realizada no dia 16 de julho, que preencheu todos os requisitos, e foi a que definiu a candidatura do indígena.
Marcelo Amil considerou o ato da executiva nacional um golpe e ingressou com recurso na justiça.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar