O consumidor faz de tudo para evitar ficar com o nome sujo, Evellyn Silva e Thiago Costa são proprietários de uma lanchonete no centro de Manaus, no Amazonas. e com a inflação em boa parte dos produtos, eles tomam alguns cuidados para não se endividarem.
Mas nem sempre dá para equilibrar as contas, com a crise, o resultado é o recorde de brasileiros com nome negativado, e de acordo com a Serasa Xperiam, o Amazonas é o estado com maior índice de inadimplentes, são mais de 50% dos adultos. Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal vem em seguida.
Os menores índices foram registrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Piauí. Na região sul a renda per capita maior explica o resultado positivo segundo os especialistas, já o Piauí foi favorecido pelo aumento na exportação de grãos, o que trouxe circulação maior de dinheiro.
- Feirão Limpa Nome: Amazonas é o estado com mais inadimplentes da região norte
- Mapa da Inadimplência alerta para endividamento com cartões de crédito
No caso do Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal o problema é alta participação dos serviços na economia, setor mais afetado na pandemia. De acordo com o Educador Financeiro, Wesley Martins, a falta de planejamento financeiro é um dos grandes responsáveis pelo alto índice de inadimplência.
Wesley explica que para sair do vermelho, o essencial é analisar cada dívida.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar