Você já deve ter sido alvo daquelas ligações inconveniente em vários momentos do dia. Elas partem de diversas origens, desde bancos, empresas de cobrança e de telemarketing, até lojas. Muitas vezes feita por robô, a tecnologia dribla medidas de restrição a essa prática abusiva. O conselheiro da Anatel, Emanoel Campelo, explica que a racionalização da rede é um passo importante.
Visando combater esse tipo de abordagem ao consumidor, desde 8 junho todas as empresas de telemarketing passaram a ser obrigadas a adotar o prefixo 0303 para chamadas. Nesta semana, o Ministério da Justiça suspendeu o serviço de 180 empresas por publicidade abusiva. A multa pode chegar a R$13 milhões. A suspeita é de que essas empresas tenham conseguido dados pessoais dos usuários de forma ilegal.
A decisão foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e no portal consumidor.gov.br, como explica o secretário nacional do consumidor, Rodrigo Roca.
Ao todo, foram 14.500 reclamações nos últimos três anos. A Anatel realiza uma consulta pública pela internet até o dia 8 de agosto sobre o serviço. A população pode ajudar com denúncias e sugestões. O questionário contém 16 perguntas e está disponível no site da agência.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik