Construções irregulares impedem o ir e vir do pedestre em Manaus. A situação ocorre em calçadas e até trechos de ruas obstruídas. Uma das medidas para resolver este problema está no Plano Diretor do município: a demolição administrativa. Entre os casos, há comércios e até banheiros nas calçadas, como explica o vice-presidente de planeamento Urbano da capital, Claudemir Andrade.
De janeiro a junho de 2022, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano realizou 62 demolições administrativas por conta de construções irregulares. Neste mesmo período no ano passado foram apenas 19. Ou seja, um aumento de 226%. Nos 12 meses de 2021 houve 45 ações semelhantes, número superado já nos seis primeiros meses em 37,7%.
Diversas ações ocorrem no combate a invasões e obstruções de logradouros, calçadas e áreas públicas, além de atividades de conscientização.
A demolição administrativa é prevista em lei. Ela pode ser parcial ou total. A notificação poderá ser comunicada com antecedência de 24 horas da ação demolitória. Denúncias sobre obras irregulares podem ser realizadas pelo Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Outra opção é o diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Implurb