Escolas municipais de Manaus serão pontos coleta de lixo reciclável

A ideia é tornar as escolas da rede municipal ponto de coleta de material reciclável: papel, plástico e metal, além de sensibilizar a comunidade escolar quanto ao senso de responsabilidade sobre o seu resíduo, levando-o ao descarte correto.

Para que isso saía do papel, o edital de chamamento público do projeto Coleta Seletiva Reciclar, da Prefeitura de Manaus, está com inscrições abertas. Podem participar Organizações da Sociedade Civil do Amazonas, de preferência localizadas no perímetro urbano da capital. A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Erica Amorim, explica que o meio ambiente e a cidade serão os principais beneficiados.

O projeto Coleta Seletiva Reciclar aborda a questão da educação ambiental por meio de palestras e ações de sensibilização com a comunidade escolar, reforçando a importância da reciclagem. O metal, por exemplo, demora 100 anos para se decompor na natureza. Já o plástico 400 anos e o papel 3 meses.

O edital de chamamento público convoca associações e cooperativas de catadores para dar continuidade a iniciativa. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho. A previsão é de que no final de agosto o resultado seja divulgado e a partir de setembro, as entidades já estejam realizando a retirada dos materiais recicláveis nas escolas.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto:  Altemar Alcântara / Arquivo Semcom