A capital amazonense registrou um aumento de 48,9% no número de mortes violentas entre 2020 e 2021. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana. No documento consta que o país teve uma queda de 6% no número de mortes violentas, que incluem homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes cometidas pela polícia. No entanto, Manaus está entre as seis capitais que apresentaram alta no número em todo o país.
De acordo com o Monitor da Violência, tráfico de drogas, crimes ambientais, como garimpo ilegal e disputa de territórios entre facções criminosas são alguns dos fatores que estão por trás dos índices.
- Cobrador de amarelinho é preso suspeito pela tentativa de homicídio de vereador em Manaus
- Grupo é preso por envolvimento em crimes como roubo, tráfico de drogas e homicídio
Segundo o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, estão sendo realizadas ações integradas, com uso de tecnologia, análise estatística e inteligência, com o objetivo de mudar esse cenário.
A SSP conta com a campanha de divulgação do serviço do 181, importante ferramenta na elucidação de crimes contra a vida e também do tráfico de drogas, que funciona 24 horas por dia.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar