A 55ª edição do Festival de Parintins chegou ao fim, mas as polêmicas continuam envolvendo os bumbás. Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas enviou as diretorias do Caprichoso e Garantido um requerimento para que apresentem relatório sobre onde o dinheiro foi empregado. Em 2022, o Estado repassou R$ 5 milhões para cada agremiação. Um aumento de 50% em relação a 2019, como forma de amenizar os impactos que os bumbás tiveram com a não realização do festival por conta da Covid-19.
Os questionamentos sobre a aplicação da verba surgiram após o levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Junior, anunciar a saída do item durante o último ensaio técnico, antes da última noite do festival. E também de declarações nas redes sociais.
Desde então torcedores do boi vermelho passaram a pedir a prestação de contas sobre o dinheiro usado na apresentação. Os deputados também enviaram o pedido ao Ministério Público para que investiguem os gastos com o festival folclórico de Parintins.
Leia também:
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Zanardo/Secom