Nessa terça-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que foram notificados, ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Amazonas.
As pacientes são mulheres, de 26 e 31 anos, sem relação uma com a outra e apresentaram sintomas semelhantes, como dor no corpo, febre, fotossensibilidade, dor de garganta e pústulas. Ambas estão bem e isoladas.
A recomendação é que, ao apresentar os sintomas, o paciente procure uma unidade de saúde e mantenha o isolamento. O estado segue em alerta e monitorando a evolução dos pacientes e seus contatos.
Primeiro caso suspeito
Na última sexta-feira (1º), a SES-AM divulgou que o primeiro caso suspeito da doença foi registrado em um homem, que viajou no dia 22 de junho, para Parintins, acompanhando turistas holandeses e franceses. Após apresentar sintomas, ele foi até a Fundação de Medicina Tropical (FMT).
Ao desconfiar da varíola dos macacos, o profissional que atendeu o paciente, informou a suspeita ao Cievs, e recomendou o isolamento.
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde informou ontem, que, até o momento, 80 casos da doença foram confirmados no Brasil. Desse total foram registrados um caso no Distrito Federal, três em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, um no Paraná, 52 em São Paulo, 18 no Rio de Janeiro, dois no Ceará e um no Rio Grande do Norte.
Entre os sintomas, estão: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A erupção cutânea começa geralmente no rosto e, depois, se espalha para outras partes do corpo, principalmente as mãos e os pés.
Leia também:
Fonte: SES-AM
Fotos: Divulgação