A Petrobras tem o sexto maior patrimônio e a sexta maior produção entre todas as petroleiras do mundo. No entanto, a estatal brasileira é a primeira colocada mundial em lucro líquido. Segundo levantamento do Ministério de Minas e Energia, 31% do lucro do setor no planeta está nas mãos da Petrobras.
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, detalhou os ganhos da estatal.
“No primeiro trimestre deste ano, a Petrobras foi a empresa que teve o maior lucro líquido. Porém, ela mantém o sexto maior patrimônio e a sexta maior produção. O lucro foi de 8.5 bilhões de dólares, contra uma média de 2.1 bilhões das outras petroleiras. A Petrobras representa 10% da produção mundial e 10% do patrimônio, mas representa 31% do lucro líquido”, Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia.
Alinhado às ideias do governo federal, o ministro defendeu o corte de impostos e a privatização da Petrobras.
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD/SP) disse que a estatal tem servido como uma espécie de massa de manobra, pois as decisões são tomadas a partir de conveniências e sem levar em consideração o bem-estar da população ou a soberania nacional.
“Hora ela é estatal, quando o interesse é manter o monopólio. Hora ela é privada, quando o interesse é a distribuição de dividendos. Portanto, ela é uma companhia com um pé em cada canoa. Eu não estou defendendo nem a estatização, nem a privatização. Mas uma companhia que produz um bem para garantir o bem-estar da população e a soberania nacional e paga dividendos não merece o monopólio”, Marco Bertaiolli (PSD/SP), deputado federal.
No primeiro trimestre deste ano, a Petrobras foi responsável por 10% da produção mundial de petróleo, mas concentrou 31% do lucro. De acordo com Adolfo Sachsida, o lucro foi de 8,5 bilhões de dólares, enquanto a média dos lucros das empresas do setor foi de 2,1 bilhões de dólares. Ainda segundo o ministro, a empresa foi a segunda que mais distribuiu dividendos no setor, no mundo, em 2021.
Bruno Elader – Rádio Rio Mar
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil