A partir desta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começa a aplicar o segundo reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 para o público de 40 anos ou mais. A vacina deve ser tomada por todos os que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. O avanço na campanha segue orientação do Ministério da Saúde descrita em Nota Técnica.
A quarta dose está disponível nos pontos de vacinação da Semsa e, para ter acesso ao imunizante, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, recomenda que a população que se enquadra nos critérios exigidos para a quarta dose procure os pontos de vacinação o quanto antes. Conforme o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 332.790 pessoas já podem receber a nova dose de reforço na capital.
“As doses de reforço têm o objetivo de manter a proteção individual e coletiva contra o coronavírus e foram adotadas porque a eficácia dos imunizantes começa a ser reduzida entre quatro a seis meses após a aplicação da dose”, explica o secretário.
Janssen
De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, mesmo as pessoas imunizadas com a vacina da marca Janssen devem seguir, a partir de agora, o esquema de reforço adotado para as demais vacinas.
Quem recebeu a segunda dose que, neste caso, corresponde à primeira dose de reforço, e tem 18 anos ou mais também deve procurar os pontos de vacinação para receber a terceira dose, no intervalo mínimo de quatro meses. Depois disso, respeitando o mesmo intervalo, as pessoas vacinadas com a terceira dose, que estejam na faixa etária autorizada, devem tomar a quarta dose.
Ainda segundo Isabel, os imunizantes utilizados para as doses de reforço, independentemente dos utilizados no esquema inicial, podem ser os da marca Pfizer, AstraZeneca e da própria Janssen. A vacina CoronaVac não é recomendada como reforço e é utilizada apenas em situações especiais.
Ao longo desta semana, são 55 os locais com oferta da vacina contra Covid. A lista das unidades, com os endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida diretamente pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19.
Leia também:
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa