No Amazonas, o projeto Roça Sem Queima está sendo implementado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, referência de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Localizada no município de Nova Aripuanã, às margens da BR-319, tem promovido a geração de renda e defesa da floresta pela comunidade local.
A iniciativa visa apoiar a implantação de unidades demonstrativas de roça sem queima em sete Unidades de Conservação Estaduais, para apresentar aos agricultores alternativas de plantio que levem em consideração a conservação solo e dos recursos naturais, mantendo a produtividade da área ao longo dos anos. A ideia é implementar práticas agrícolas sustentáveis com objetivo de comparar com roçado tradicional, como explica a Khimberlly Sena, gestora da RDS do Juma no Amazonas.
Dez famílias da comunidade Santo Antônio do Taciuá receberam os equipamentos e participaram de oficinas para implementação de uma unidade demonstrativa de plantação, voltada para os princípios da agroecologia.
O financiamento do Roçado Sem Queima e a aquisição dos equipamentos doados aos comunitários é resultado de um aporte financeiro de R$ 11.504.828,50 provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Sema