Turismo: Cidades do interior do Amazonas investem no setor após isolamento social

O turismo foi um dos setores mais afetados com a pandemia. No Amazonas, a atividade registrou uma queda de 66% no faturamento devido as medidas de isolamento social. Este dado é da Pesquisa Raio X do Turismo Frente à Covid-19, realizada pela Rede Observatório de Turismo da Universidade do Amazonas. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, por exemplo, grupos que vivem da venda de artesanatos deixaram de comercializar cerca de R$8,5 mil em apenas dois meses.

Com o avanço da imunização e a queda no número de casos de Covid-19, municípios do Amazonas estão alinhando estratégias para a retomada do setor. Este é o caso da cidade do Rio Preto da Eva que investe no Plano Municipal de Turismo. De acordo com a Chefe de Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, o plano auxilia no desenvolvimento do setor na localidade.

A elaboração do documento foi realizada por meio de uma parceria entre a Amazonastur, Universidade do Estado do Amazonas e secretaria municipal de turismo. O titular da pasta turística da cidade, Ronisley da Silva Martins, ressalta que a participação de representantes do setor turístico local é importante na nova fase da elaboração do plano.

Para a coordenadora pedagógica do Curso de Turismo da UEA, Glaubécia Teixeira da Silva, a parceria é uma oportunidade para os alunos.

Neste mês de junho, a Amazonastur juntamente com a UEA entregou o primeiro Plano Municipal de Turismo em Boa Vista do Ramos. Os planos municipais de Presidente Figueiredo e Novo Airão estão em fase de conclusão.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Lucinei Filho/Seplamctur