Instituto Lixo Zero Brasil: Ações em prol da destinação correta de lixo garantem certificação

A questão do lixo é motivo de debate em diversas vertentes do meio ambiente. Em março deste ano foi publicado no “Diário Oficial da União” um decreto com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O texto estabelece que até 2040, metade de todo o lixo produzido deverá ser reaproveitado. O consumo brasileiro gera cerca de 82,5 milhões de toneladas de lixo. Pouca coisa desse total é reciclada.

Em Manaus, um trabalho de ‘formiguinha’ que já apresenta bons resultados, como forma de atender ao decreto. A Semulsp –  Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – recebeu a certificação “Lixo Zero” pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

O reconhecimento é resultado do padrão de recuperação de resíduos sólidos que é feito no órgão. Nele, os servidores reciclam tudo o que é coletado no ambiente de trabalho. Como explica o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz.

Este é um problema mundial da atualidade. Estima-se que cada indivíduo produz em média um quilo de resíduos por dia. Para os especialistas em meio ambiente só há uma saída: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Antônio Pereira / Semcom