Nessa quinta-feira (9), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou investigação aprofundada sobre a hipótese da Covid-19 ter tido origem em um acidente de laboratório, um ano após ter considerado a possibilidade “extremamente improvável”.
A posição indica possível revisão da avaliação inicial da agência sobre as origens da pandemia e ocorre depois de críticos terem acusado a OMS de descartar ou subestimado a teoria de que o vírus pode ter tido origem no Instituto de Virologia de Wuhan, cidade do centro da China onde os primeiros casos da doença foram diagnosticados, no fim de 2019.
Segundo muitos cientistas, era mais provável que o novo coronavírus tenha sido transmitido a humanos a partir de morcegos, possivelmente com outro animal como intermediário.
No entanto, em relatório divulgado ontem (9), o grupo de especialistas da OMS disse que faltam ainda “dados-chave” para apurar como a pandemia começou.
De acordo com o virologista Jean-Claude Manuguerra, do grupo da OMS que investiga a origem da covid-19, reconheceu que alguns cientistas “podem ser avessos” à ideia de investigar a teoria do laboratório, mas que é preciso examinar essa hipótese.
Conforme O grupo de cientistas da OMS encarregados de investigar a origem do coronavírus, são necessárias várias abordagens, incluindo estudos que avaliam o papel de animais selvagens, e estudos ambientais em locais onde o vírus pode ter se alastrado pela primeira vez, como o mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação