Desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental é uma plataforma on-line que monitora a ocorrência de queimadas e a qualidade do ar no estado.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição do ar é “um assassino silencioso” que mata 7 milhões de pessoas por ano. Grande parte da população mundial (91%), por volta de 2 bilhões de crianças, vivem em locais onde a poluição do ar excede os níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na Amazônia, as queimadas florestais e o desmatamento têm um papel importante na emissão de partículas poluentes para a atmosfera, elevando a concentração no ar de forma significativa.
- Pesquisadores desenvolvem sistema para prever secas e enchentes no Rio Madeira
- AM tem maio com recorde de queimadas e maior desmatamento entre janeiro e maio, aponta Inpe
A plataforma foi pensada para contribuir na mudança da realidade da próxima geração dos povos amazônicos frente à grande ameaça das queimadas que ocorrem na região e os impactos das emissões na qualidade do ar, como destaca o coordenador do programa, Rodrigo Augusto.
O programa deve trazer conscientização sobre como as ações da humanidade afetam a qualidade do ar em ambas as formas, positivas e negativas. De acordo com Rodrigo Augusto, os desafios para combater essa realidade da poluição do ar e degradação da Amazônia são grandes, e a educação é peça-chave neste quebra-cabeça.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar