A entrega dos coletores foi realizada pela Semulsp – Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, a ação deve beneficiar as comunidades de São Sebastião, Julião e Ebenézer, na zona ribeirinha da cidade. Na ocasião, o secretário da pasta Altervi Moreira, falou sobre a importância da população fazer a sua parte, e o cuidado com o meio ambiente.
Ao todo, a Semulsp já entregou sete coletores fluviais instalados nas comunidades Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora de Fátima, Agrovila e na Marina do David, e a meta é entregar em todas as comunidades rurais da capital, como destaca o coordenador de balsas e coleta de resíduos Marlon Chagas.
Francisco Quirino é líder comunitário da Comunidade Ebenézer, que possui cerca de 200 habitantes, localizada dentro do Tarumã Mirim. Com satisfação, ele fala sobre a instalação do Coletor Flutuante na sua comunidade.
- Rio Mar inicia programação sobre consciência ambiental; ‘Querida Amazônia’ é tema de abertura
- Decisão judicial exige plano para retirada de flutuantes irregulares do Tarumã-Açú
A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas de lixo por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos. Durante o mês de junho, a prefeitura deve seguir realizando ações na capital para conscientizar a população, e minimizar os impactos ao meio ambiente.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar