O Boletim InfoGripe da Friocruz, divulgado nesta quarta-feira (1º), aponta que a Covid-19 responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre 22 a 28 de maio. Entre os casos que evoluíram para óbito, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para Covid-19.
Essa é a terceira semana consecutiva que as ocorrências se mantém predominantes entre os casos de SRAG. Na publicação anterior, as infecções pela Covid-19 representavam 48% casos positivos. A curva nacional com indícios de crescimento nas tendências de longo e curto prazo.
Em crianças de 0 a 4 anos, permanece o predomínio do vírus sincicial respiratório, seguido dos casos de Covid-19, rinovírus e metapneumovírus. Nas últimas quatro semanas, os casos de Covid-19 ultrapassaram os registros associados ao rinovírus.
Ainda segundo o Boletim, 20 das 27 unidades federativas apresentaram tendência de crescimento.
Boletim
O Observatório Covid-19 Fiocruz, responsável pelo Boletim, tem como função produzir informações para ação. O objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia pelo SUS e pela sociedade brasileira.
O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam as atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia.
Leia também:
Fonte: Fiocruz
Fotos: Divulgação