A gripe é motivo de preocupação por parte da população do Amazonas, que está se despedindo das temperaturas mais amenas com a proximidade do verão. Essa mudança de clima resulta no quantitativo expressivo de casos da doença entre as crianças. A Camila Freitas, mãe do Vinícius, de cinco anos, relata o sofrimento da última semana.
Já a Gessiely Aguiar, mãe da pequena Eduarda, de três anos, relata o caos encontrado ao procurar ajuda médica em um pronto atendimento.
Os vírus causadores da gripe mais comuns nesse período são os da Influenza H1N1 e H3N2. Mas atualmente há registros de vírus sincicial respiratório, bocavírus, metapneumovírus, entre outros. Com o aumento dos casos por conta do período sazonal, o pediatra Eugênio Tavares, relata que já foram identificados mais de 20 tipos de vírus causadores da gripe em crianças. De acordo com ele, a orientação para este período é evitar a exposição de crianças a lugares com aglomerações, principalmente para os pequenos abaixo de dois anos, idade em que o organismo está em desenvolvimento e o ciclo vacinal ainda está em fase inicial.
O ideal é os pais ficarem atentos aos sintomas apresentados pelas crianças. Em casos mais leves, como obstrução nasal e febre baixa, é possível adotar procedimentos em casa.
Em casos mais graves, onde a criança apresente febre acima de 39°C de forma persistente, diarreia, vômitos e frequência respiratória alta é recomendado aos pais procurarem o atendimento médico. Uma das formas de precaução quanto ao desenvolvimento da gripe é a imunização. Atualmente, a Semsa – Secretaria Municipal da Saúde – realiza a campanha de vacinação contra a Influenza e o Sarampo.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik
Arthur Castro / Secom