Políticos e entidades parabenizam Dom Leonardo por nomeação como Cardeal

Dom Leonardo Ulrich Steiner, que assumiu a Arquidiocese de Manaus em janeiro de 2020, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. O anúncio foi feito na manhã deste domingo (29) pelo Santo Padre Francisco, dia em que a Igreja festejou a “Ascensão do Senhor”.

entidades

O Ministério Público do Estado do Amazonas emitiu uma nota de reconhecimento ao Arcebispo de Manaus.

“O Ministério Público do Amazonas, que congrega Procuradores e Promotores de Justiça, servidores públicos e colaboradores, vem a público reconhecer à trajetória religiosa de Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolita de Manaus, bem como sua nomeação à nova posição de Cardeal – sendo o primeiro na região Norte do Brasil – da Igreja Católica Apostólica Romana, a partir do próximo 27 de agosto”.

Em nota pública, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção afirma que recebe com alegria a notícia de que o Papa Francisco nomeou os novos Cardeais da Igreja Católica, dentre eles, o membro efetivo e atuante do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, Dom Leonardo Steiner.

entidades

Para o Comitê, a nomeação de Dom Leonardo, sem dúvida, é um sinal que a Igreja Católica tem grande apreço pela Amazônia, como demonstrou, a partir do Sínodo, em outubro de 2019, em que Dom Leonardo pôde apresentar ao mundo todas as dimensões da nossa região e as aspirações dos povos amazônicos.

“Dom Leonardo Steiner, é parceiro de lutas por cidadania, por bons governos, por eleições limpas e pela defesa da democracia…gratidão e alegria de tê-lo nesse novo serviço apostólico e de educação política por um Brasil cidadão e justo”, finaliza.

Em publicação nas redes sociais, o governador do Amazonas, Wilson Lima, parabenizou Dom Leonardo por se tornar o primeiro Cardeal da Igreja Católica da Amazônia, no Vaticano.

entidades

O prefeito de Manaus, Davi Almeida, também parabenizou Dom Leonardo e relembrou o papel importante que o Arcebispo e a Igreja de Manaus realizaram durante o período mais difícil da pandemia no estado.

“É com muita alegria e honra que parabenizo dom Leonardo, arcebispo metropolitano de Manaus, anunciado neste domingo como novo cardeal do Vaticano. Sua dedicação em cuidar da igreja certamente fará diferença em sua nova missão junto ao povo fiel”, disse Almeida, em suas redes sociais.

A prefeitura de Manaus destacou que “durante o agravamento da pandemia de Covid-19 em Manaus, o religioso, à frente de um grupo de padres da Arquidiocese de Manaus, levou auxílio espiritual às famílias que perderam seus entes para o novo coronavírus, assegurando conforto no momento de despedida, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste”.

Os deputados federal e estadual, respectivamente, José Ricardo e Serafim Corrêa também deixaram seu reconhecimento ao Arcebispo.

 

 

 

 

 

 

 

Da redação – Rádio Rio Mar

Leia também:

Papa Francisco nomeia Dom Leonardo novo cardeal da Igreja católica