As notícias de roubos, furtos, acidentes e mortes no trânsito tornaram-se comuns, apesar de ações de segurança e conscientização. Pensando em reverter estes casos, um grupo de estudantes coordenado por professores da UEA – Universidade do Estado do Amazonas -desenvolveu uma tecnologia capaz de reconhecer e sinalizar ao proprietário da moto que está ocorrendo uma tentativa de furto.
O sistema tem a capacidade de neutralizar um roubo, desligando o circuito elétrico da moto em um tempo pré-determinado e mostrando sua localização por GPS, para que seja recuperada. Como explica o professor Fábio Cardoso.
Ele foi projetado também para reconhecer um acidente de trânsito e, automaticamente, emitir alerta ao SAMU, o que proporciona maior agilidade no atendimento de primeiros socorros, potencializando as chances de sobrevida do condutor.
O sistema também está predisposto a reconhecer padrões de sinais vitais do condutor da moto. Isso pode se tornar a diferença entre a vida e a morte em caso de acidentes no trânsito. Já que com as informações, a equipe de socorro pode trabalhar de forma mais assertiva.
A iniciativa em estudo é resultado de um projeto de extensão da UEA ligado ao Laboratório de Sistemas Embarcados. Nele, os alunos desenvolvedores criam soluções para problemas reais, por meio da inovação e tecnologia.
Rádio Rio Mar
Foto: David Ossório/LSE UEA