Comitê de combate a violência sexual contra menores relata dificuldades no interior do AM

Dados do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas apontam que, somente em Manaus, no período de abril do ano passado a abril de 2022 foram constatados 1.557 casos desta natureza. Estes números levam a um índice de quatro crianças abusadas por dia. Estes casos foram registrados pelas próprias vítimas na Delegacia Especializada na apuração destes crimes, localizada na capital. Membros do Comitê estiveram na Aleam – Assembleia Legislativa do Amazonas –  e relataram que a dificuldade em combater a exploração sexual infantil é maior no interior do Estado.

O secretário executivo Cáritas Arquidiocese, Afonso Brito, destacou que a questão estrutural é um dos desafios.

Já a Sandra Loyo, integrante do Comitê e representante da Rede Um Grito pela Vida, aproveitou a sessão de tempo concedida na Aleam para fazer um apelo quanto ao fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os parlamentares aproveitaram o momento para destacar a importância de se debater o assunto na Aleam, dada as questões sociais, geográficas e de infraestrutura do Amazonas. Como relatou o deputado Tony Medeiros e a parlamentar Therezinha Ruiz.

As iniciativas de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes ganham força neste mês devido a campanha Maio Laranja, que visa dar visibilidade ao assunto, além de promover conscientização e debates sobre a temática.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação