A área de tombamento do Centro Histórico de Manaus é protegida nacionalmente desde 2012. Para manter a preservação como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Prefeitura e o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que garante a gestão compartilhada do conjunto tombado do Centro Histórico de Manaus.
O participante municipal desta iniciativa é o Implurb – Instituto de Planejamento Urbano. Para o diretor-presidente do órgão, engenheiro Carlos Valente, a formalização da integração, Implurb-Iphan, aproxima as instituições nas suas experiências e expertises de licenciamento.
O acordo é de 24 meses. O cronograma de trabalhos tem início no dia 1º de julho deste ano. Para a superintendente do Iphan, Karla Bitar, a ação ajudará na conservação e valorização do centro histórico.
Para o cidadão que precisa licenciar obras, reformas ou fazer negócios com imóveis na área central de interferência do tombamento, a ideia com o acordo é melhorar a tramitação de processos. Bem como os mecanismos de licenciamento que serão tema de debate entre os técnicos das instituições.
Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Pereira / Semcom